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Projeto Manicure e Pedicure

 Projeto

 

Manicure

e

Pedicure

 

Assunto: Manicure e Pedicure.

Escola: Escola Especial “Ludovina Januária Pinheiro”

APAE: Associação de Pais, Amigos e Excepcionais de Presidente Olegário

Turma: Educando do Programa Trabalho, Emprego e Renda

Presidente: José Nogueira de Vasconcelos

Diretora: Elaine Maria Pereira

Endereço: Rua Guilhermina Moreira, nº 1543.

e-mail: apaepo@netsite.com.br  Telefone: (34) 3811-2100

Profissionais responsáveis: - Eliza Geralda Marra Mota

                                              - Maria Abadia de Oliveira Luiz

Diretora da APAE: - Elaine Maria Pereira

Supervisora Pedagógica - Meira José Fonseca Pinheiro 

Coordenadora do Programa Trabalho, Emprego e Renda

 - Eliza Geralda Marra Mota

Assistente Social: Mirian da Costa Lima

Professores (as): - Eliza Geralda Marra Mota

                           - Maria Abadia de Oliveira Luiz

Secretarias: - Daniela Amorim de Queiroz

                    - Danyelle Amorim Pinheiro e Silva

                     - Mônica Aparecida Ferreira

Presidente Olegário - Março de 2011 – MG

JUSTIFICATIVA

 

         Através da observação e pesquisa realizadas na comunidade local foi constatado que faltam profissionais qualificados na área de manicure e pedicure, então conversamos com os educandos que estão inseridos nas oficinas do Programa Trabalho, Emprego e Renda para saber se gostariam de ser manicure e pedicure, houve um interesse muito grande por parte delas.

Então elaboramos o Projeto de Manicure e Pedicure e para realizar o curso preparamos e organizamos todo o material necessário para a realização do mesmo.

Além das atividades relacionadas ao projeto também é trabalhado com o grupo dos educandos, atividades que englobam as regras básicas de convívio, autonomia individual, familiar e social, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência e de seus familiares, favorecendo assim o exercício de sua cidadania.

As habilidades básicas são reforçadas a todo o momento como: regras, normas estabelecidas, comportamento, cooperação, assiduidade, pontualidade, iniciativa, responsabilidade, trabalho em grupo e também as habilidades específicas do projeto desenvolvido.     

O objetivo do projeto também é apresentar multiplicidade de vivências com atividades práticas, complementares e acadêmicas para que o educando, por meio de seus conhecimentos e habilidades, possa melhor deliberar seus interesses e alargar sua aptidão para o trabalho.

 

 

 

OBJETIVOS GERAIS:

 

·        Desenvolver habilidades básicas, específicas e de gestão;

·        Propiciar a inclusão social;

·        Conscientizar a sociedade;

·        Buscar a efetivação da cidadania;

·        Diagnosticar potencialidades e empenho dos participantes onde visa garantir condições de empregabilidade;

·        Contribuir para a inclusão do educando com deficiência no meio em que vive, aprimorando suas habilidades, reforçando sua capacidade de produção e respeitando o limite de cada um;

·        Propiciar o envolvimento das famílias dos educandos atendidos pela APAE;

·        Elevar a potencialidade da pessoa com deficiência, de maneira especial o coeficiente de aptidão para o desempenho de uma função;

·        Oportunizar uma fonte de renda extra aos educandos e seus familiares através do trabalho autônomo;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Trabalhar a auto-estima dos educandos;

·        Identificar capacidade e habilidades dos educandos;

·        Conhecer a realidade sócia – econômica em que os educandos

·        estão inseridos,

·        Avaliar capacidades psicomotoras, comunicativas, vida diária, sociais e conceituais.

·        Dispor, implantar ações que possam garantir a qualidade do serviço prestado;

·        Sensibilizar e conscientizar a comunidade principalmente os empregadores, sobre as potencialidades de nossos alunos;

·        Informar e conscientizar a pessoa com deficiência e sua família sobre seus direitos e deveres.

·        Atender os educandos individualmente e ou em grupo de acordo com a necessidade de cada um;

·        Buscar parcerias no desenvolvimento das ações.

·        Incentivar o educando a participar e realizar as atividades relacionadas ao projeto de manicure e pedicure.

·        Desenvolver no educando a responsabilidade, o senso crítico e o compromisso com suas atividades.

·        Trabalhar as cores e suas combinações;

·        Proporcionar momentos agradáveis de descontração e prazer.

·        Orientar os educandos quanto à esterilização de forma correta do marterial, respeitando as normas de higiene;

·        Reconhecer e valorizar o seu trabalho e a moeda brasileira.

·        Reforçar as habilidades cognitivas do educando.

·        Orientar os educandos quanto aos cuidados e educação ao lidar com a clientela, nos procedimentos realizados;

·        Averiguar a prestação de serviço que é reconhecida como fator fundamental na obtenção de bons empregos.

 

METODOLOGIA.

·        Promover reuniões com os familiares dos educandos inseridos na oficina;

·        Realizar atendimento psicoterapêutico com os alunos em grupo;

·        Preparar os educandos para a participação efetiva de todos no desenvolvimento das atividades.  

·        Aprimorar as habilidades dos educandos relacionadas ao projeto de manicure e pedicure através da motivação.

·        Desenvolver habilidades no educando para a realização das atividades com iniciativa, capricho e dedicação.  

·        Orientar os educandos quanto à economia, organização e cuidados com o material utilizado.

·        Orientar os educandos quanto à valorização do seu trabalho.

·        Reconhecer a moeda brasileira e o seu valor.

·        Propiciar aos educandos oportunidades para divulgar seu trabalho com as pessoas da comunidade.

·        Possibilitar várias experiências seja através de oficinas, cursos, ou de estágios, para que o educando possa vivenciar compreender, suas habilidades, potencialidades e interesses;

·        Divulgação da inserção da pessoa com deficiência e comprovar sua potencialidade, comprometimento, adaptação e versatilidade;

·        Orientar as famílias para a realização de seus filhos como pessoas produtivas.

ESTRATÉGIAS.

·        Conversar com os familiares do educando para conhecer o projeto desenvolvido; Preparar os educandos de acordo com os desejos e habilidades de cada um;

·        Fazer da aula de pintura um momento agradável de prazer e descontração;

·        Utilizar técnicas e dinâmicas coerentes com o grupo;

·        Orientar o educando quanto ao reconhecimento e valorização do seu trabalho;

·        Divulgar o trabalho de manicure e pedicure com as pessoas da comunidade, agendado horário para atendê- lãs;

·        Trabalhar com o dinheiro, em situações reais para facilitar o aprendizado, ex: mini-mercado.

BIBLIOGRAFIA:

·        Livros:

·        Educação Profissional e Colocação no Trabalho.

·        Guia para desenvolvimento de habilidades básicas; específicas e de gestão.

·        Uma nova proposta de trabalho junto à pessoa portadora de deficiência.

·        Revistas com modelos e sugestões de florzinhas para decorar as unhas.

·        Internet

PESSOAL ENVOLVIDO

·        Educandos;        Familiares;         Comunidade

·        Diretora: Elaine Maria Pereira

·        Profissionais responsáveis:

·        Diretora da APAE: Elaine Maria Pereira

·        Supervisora Pedagógica: Meira José Fonseca Pinheiro 

·        Coordenadora do Programa Trabalho, Emprego e Renda:

·        Eliza Geralda Marra Mota

·        Assistente Social: Mirian da Costa Lima

·        Professor (a): - Eliza Geralda Marra Mota

- Maria Abadia de Oliveira Luiz

·        Secretarias: - Daniela Amorim de Queiroz

                  - Danyelle Amorim Pinheiro e Silva

                   - Mônica Aparecida Ferreira.

CRONOGRAMA

 Durante todo o ano letivo

 

AVALIAÇÃO.

Através da observação do (a) professor (a) em todas as atividades realizadas pelo educando, reconhecendo e valorizando o esforço de cada um em realizar as atividades e superar suas dificuldades.

 

______________________________________

Diretora da APAE

 

_________________________________________

Supervisora Pedagógica

 

________________________________________________

Coordenadora do Programa Trabalho, Emprego e Renda

 

_________________________________________

Professora responsável pelo projeto

 

Presidente Olegário, Março de 2011

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